fbpx

Revista Junguiana 31/1

Revista Junguiana 31 – Desmedida, Falta e Excesso




Revista Junguiana 31Excesso de Velocidade e de Arrogância: A Mortalidade no Trânsito Sob Uma Perspectiva Simbólica

Mariana Taliba Chalfon

Os acidentes de trânsito são percebidos como um sintoma social decorrente da negação da necessidade arquetípica do rito sacrificial, e o alto índice de mortalidade de jovens é sintoma da associação do complexo do poder ao complexo paterno.

 

O sentido na Anorexia Nervosa

Christina M. Morgan

Fernanda G. Moreira

Luísa de Oliveira

Perturbações na relação precoce com a figura materna e na estruturação matriarcal podem gerar dificuldades no estabelecimento do narcisismo saudável e a adesão onipotente a um ideal de magreza e de autocontrole.

 

Abismos Nascísicos

Roberto Rosas Fernandes

A função narcísica é responsável pelo desenvolvimento da consciência ou por sua estagnação. Para promover a retomada do desenvolvimento do Eu do sujeito em análise e contribuir para sua individuação, o analista deverá ter entrado profundamente no processo de autoconhecimento.

 

Internet e o Risco da Desmedida

Maria Paula Magalhães T. de Oliveira

Com a pluralidade de recursos tecnológicos, o desafio é propiciar seu uso criativo em encontros verdadeiros, escolhas genuínas e expressão da singularidade de cada um, o que favorece o processo de individuação; já o uso defensivo desses recursos leva à alienação.

 

Filoctets: A Expressão do Arquétipo da Vítima. Qual a Medida da Dor?

Sylvia Baptista

Herói grego da Guerra de Troia, Filoctetes é expressão do arquétipo da vítima. Por meio da leitura simbólica do mito, depreendem-se possibilidades de compreensão da permanência e da saída da dor, levando em conta a hybris do herói.

 

Melancolia – Sintoma Contemporâneo?

Amnéris Maroni

Na psicanálise, a melancolia é parte das psicoses. Carl G. Jung recupera um lugar contemporâneo para a tradicional associação rompida com a psicanálise, por meio da noção-guia de individuação atrelada à crítica da cultura.

 

A Obra de Torquato Neto: Uma Poética da Desmedida

Victor Palomo

Por meio de leituras de poemas de Torquato Neto, articula-se a perspectiva do desmedimento, o qual tem as disposições da melancolia e da saudade como ilustração. Articulações entre a teoria literária e a psicologia junguiana são apresentadas.

 

Por que Helena não foi Castigada

Ana Maria Cordeiro; Maria Zélia de Alvarenga

Em releitura simbólica do momento da escolha dos pretendentes à mão de Helena, qualifica-se a dinâmica de alteridade como decorrente das transformações dos parceiros. As autoras destacam a presença de Afrodite na vida de personagens femininas caracterizadas por autonomia e emancipação.

 

A Identidade Brasileira e o Complexo de Vira-Lata: Uma Interpretação da Psicologia Simbólica Junguiana

Carlos Amadeu Botelho Byington

Com base no arquétipo de alteridade, estuda-se o complexo do vira-lata associado pejorativamente à identidade cultural brasileira. Dom Pedro II é associado ao lado positivo do símbolo do vira-lata, por ter repudiado o luxo e a soberba e valorizado a simplicidade do estadista no amor ao seu país.