fbpx

Revista Junguiana 31/2

Revista Junguiana 31 – Desmedida, Falta e Excesso




Revista Junguiana 31A Busca da Justa Medida

Simone Mancini Castilho

A autora reflete sobre a necessária mudança do paradigma científico materialista vigente. Questiona os conceitos de realidade e objetividade e conclui com uma abordagem simbólica do número e sua importância para a ordem psíquica e universal.

 

Psicologia Analítica e as Dependências: Uma Revisão

Ivelise Fortim

Ceres Alves de Araujo

As autoras apontam quatro grandes troncos de explicação sobre as dependências na psicologia analítica: o arquétipo do herói; a relação com o dinamismo arquetípico dionisíaco; a simbiose e ruptura com o dinamismo matriarcal e a relação entre persona e sombra.

 

Entre 8 e 80, Qual é a Medida Certa?

Maria Beatriz F. Borges

Marilene D. de Oliveira

Sonia Maria D. Sampaio

João Marcos da C.Di Giacomo

A partir do conceito de hybris, os autores discutem a compulsão alimentar na obesidade e apontam os caminhos distintos tomados pela energia psíquica com a retirada abrupta do alimento em função da cirurgia bariátrica, por meio de dois casos clínicos.

 

Considerações Sobre a Prática Budista Tibetana e o Processo de Individuação

Elisabete Freire Magalhães

O artigo relaciona meditações e práticas budistas tibetanas ao processo de individuação, pontuando o risco de fixação nos polos inflado ou alienado da psique. Ainda assim, os postulados budistas podem nos auxiliar no processo de ampliação da consciência.

 

Amizade em um Mundo Interconectado

Ana Lia B. Aufranc

O mundo globalizado e interligado e a informação em tempo presente levam a novas formas de articulação social, para além das representações políticas como as conhecemos. Como as relações de amizade se reconfiguram e que sentido passar a ter?

 

Jung, Cuidando do Cuidador – Relato de uma Experiência

Cristiane S. Costacurta; Aurea Afonso Caetano

Um relato da experiência realizada pela Comissão da Clínica da SBPA em 2012. O projeto piloto de “Jung, Cuidando do Cuidador” atendeu cerca de 15 agentes de saúde da prefeitura, em encontros mensais, sob o referencial da psicologia analítica.

 

Édipo, o Abandono e a Paranoia

Sylvia Baptista

O artigo discute as possíveis relações entre os abusos psíquicos na infância, como o abandono e a rejeição, e a paranoia, com base em uma reflexão sobre o mito de Édipo e a tragédia de Sófocles, Édipo Rei.

 

O arquétipo do herói como função estruturante de toda elaboração simbólica, ilustrado pela figura de D. Quixote: um estudo da psicologia simbólica junguiana

Carlos Amadeu Botelho Byington

A atuação do arquétipo do herói é ilustrada pelo processo de individuação de Cervantes e pela figura heroica de D. Quixote. Por meio da loucura e do ridículo, Cervantes enalteceu a coragem, a aventura, a defesa dos oprimidos e a inspiração no amor, resgatando valores do humanismo ocidental.

 

Arte e cultura Appointment with the Wise Old Dog – David Blum, o sonhador

Maria Zelia de Alvarenga

O filme Appointment with the Wise Old Dog retrata a cristalização dos 30 anos de jornada interior do maestro David Blum, um relato mágico traduzido por seus sonhos e sua elaboração sobre a morte.