fbpx

Transtornos do Espectro do Autismo

transtornos-do-espectro-do-autismo-1

Transtornos do Espectro do Autismo

transtornos-do-espectro-do-autismo-1As condições que se incluem nos Transtornos do Espectro do Autismo (TEA) há muito são conhecidas e estudadas. Merece, todavia, atenção especial tanto o aumento significativo na frequência desses diagnósticos em todo o mundo, quanto a multiplicidade de teorias que tentam explicá-Ios, a diversidade de abordagens para tratá-Ios (muitas delas sem qualquer evidência científica de sua aplicação e eficácia), e a criação de mitos infundados que cercam essas condições.

O fato é que pessoas com TEA, por suas características peculiares, necessitam de atenção multidisciplinar para sua identificação, correta avaliação e propostas terapêuticas adequadas, o que envolve médicos de várias especialidades clínicas, geneticistas, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e vários outros. Por essa razão, esta obra foi desenvolvida para disponibilizar o conhecimento de várias vertentes dos TEA, representando um conjunto de informações recentes fundamentadas em evidências científicas e em práticas clínicas responsáveis, e trazidas por pessoas que sabidamente têm se dedicado ao estudo dos TEA de forma bastante intensa.

É praticamente impossível cobrir todos os aspectos envolvidos nos TEA em uma única publicação, mas estão reunidos neste livro os temas mais relevantes, a partir dos quais toda e qualquer pessoa interessada nos TEA poderá ter uma visão bastanteJosé Salomão Schwartzman

Ceres Alves de Araujo