fbpx

O Tao e a Psicologia

o-tao-e-a-psicologia-1

O Tao e a Psicologia

o-tao-e-a-psicologia-1Autor(a): Paulo Vicente Bloise*

“Estava no final dos anos 80 e, coisa curiosa, durante a leitura da obra (o Tao da Física) eu fixava a atenção nas partes dedicadas ao Tao e me dispersava nas explicações de física moderna. Abandonei o livro antes do final, não por desgostar dele, mas por sentir que demoraria anos para absorver tal quantidade de informações. Foi dessa forma, sem perceber, sem intenção alguma, que o taoismo se instalou em algum lugar do meu ser”.

Com rara sinceridade, Paulo Vicente Bloise, médico, psiquiatra e analista junguiano, confessa ter abandonado a leitura de seu primeiro livro sobre taoismo, sem sequer desconfiar que esse primeiro contato lhe abriria toda uma nova via de pesquisa, visão de mundo e prática de seu ofício.

Das leituras às viagens ao oriente e estudo da medicina chinesa, Bloise passa então a percorrer uma longa e frutífera trajetória registrada pela escritura desse livro cujo principal objetivo foi “mais o de compor um diálogo do que comparar o pensamento taoista e junguiano”.
Sempre revelando seu próprio processo de aprendizado, o autor sutilmente nos desaloja das confortáveis fronteiras que separam oriente e ocidente, para ressaltar a importância de conceitos milenares como o desapego, o estado de fluidez, o contato com a qualidade geradora que conduz a uma atitude criativa diante da vida, expressos nas obras dos sábios que percorriam as antigas estradas chinesas.

Relatos de experiências, viagens, sonhos e casos de pacientes, alternam-se num texto cuja fluência só faz tornar evidente seu conhecimento da teoria junguiana, bem como sua profunda pesquisa da cultura chinesa.

“Acompanhado por um guia experiente, o leitor embarcará em uma viagem emocionante, terá uma visão histórica e conceitual do taoismo e um panorama evolutivo e minucioso da psicoterapia analítica”, afirma dr. Wu Tou Kwang, presidente da fed. nacional de Acunpuntura e Terapia Orientais.

“Ao final da leitura”, escreve dr. Dartiu Xavier, professor da universidade federal de São Paulo, na quarta capa do livro, “tem-se a sensação de que foram abertos caminhos para novas formas de pensar e sentir. É uma obra inspirada e consistente, que consegue ser séria sem perder a leveza”.

Pois, na condição de analista criterioso, Paulo Bloise acolhe o leitor e delicadamente o sensibiliza não só para as ricas nuanças de obras primas da literatura chinesa, como também para a amplitude, modernidade e liberdade expressas na teoria de Jung.

E se sua escrita nos toca como se tivesse o dom de promover deslocamentos internos, gerando novas possibilidades de reflexão, é porque esse seu estilo tão próprio, situado no vértice de diferentes disciplinas, confere ao texto o fascínio daquela via orgânica que os mestres chineses chamavam de “o caminho da água”, a senda do sábio, ou simplesmente, o tao.

*Paulo Vicente Bloise é médico psiquiatra, mestre em psiquiatria pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP) e analista junguiano.