fbpx

Narcisismo e Espiritualidade

narcisismo-e-espiritualidade-1

Narcisismo e Espiritualidade

narcisismo-e-espiritualidade-1Narcisismo e Espiritualidade – o desenvolvimento da consciência pela elaboração simbólica – Roberto Roas Fernandes

O ideal de nossa cultura está investido do narcisismo defensivo. Ele promove a imagem de um herói onipotente, sedutor e eternamente jovem.  Tal ideal não leva à realização profunda do ser, mas compromete o desenvolvimento do autoconhecimento e da compaixão, que são expressões de uma psique madura, que transcendeu o narcisismo arcaico.

Abordando o narcisismo pelo prisma arquetípico,  o autor estuda o desenvolvimento da Consciência em- seu caráter  teleológico, isto é, direcionado a uma meta de  expansão,  por meio da elaboração simbólica.  É no vínculo  narcísico da relação entre o Eu e o Outro que a Consciência se forma  pela ação dos arquétipos que a regerão. Contudo, qualquer  abalo na dinâmica narcísica sujeito-objeto  pode prejudicar a estrutura do Eu, fixando a Consciência. O narcisismo fixado e o criativo são, portanto, a pedra filosofal do estudo da psicodinâmica.