fbpx

Jung – O homem criativo

jung-o-homem-criativo-1

Jung – O homem criativo

jung-o-homem-criativo-1Jung o homem criativo – Luiz Paulo Grinberg*

A possibilidade de começar a compreender e decifrar a alma humana marcou o século XX, em seu início. Explorador das profundezas da alma, Carl Gustav Jung, juntamente com Freud, firmou as bases de um conhecimento científico da psique. O trabalho de investigação da psique feito por Jung foi muito pessoal. Não se realizou somente através da exploração e compreensão dos conteúdos inconscientes de seus pacientes, enquanto psiquiatra e psicanalista. Jung procurou também se analisar, ensejando durante um período de sua vida uma verdadeira “viagem” através de seu próprio mundo interior. Atento a seus sonhos, fantasias e imagens, Jung desenvolveu e, de certa forma, ampliou a concepção de inconsciente. Através do estudo dos mitos, religiões e de diferentes culturas pôde adentrar conteúdos universais da psique humana.

Foi da totalidade da experiência, estudo e intuição criativa, que Jung construiu sua vasta obra. Nela procurou descrever a psique em seus mais diversos aspectos, sem deixar contudo de manifestar sempre uma atitude de profundo respeito para com o “mistério” da alma humana.
Procurar descrever as idéias de Jung e sua concepção original da psique constituiu-se sempre tarefa das mais árduas e difíceis. Embora fosse, de maneira geral, simpático às tentativas feitas por outros de organizar suas idéias, Jung costumava se sentir pouco satisfeito com os resultados. Para ele o caráter fugidio de seu pensamento refletiria o fugidio da própria psique.
Inúmeros livros de introdução às idéias de Jung foram e vem sendo escritos. Entre nós a Dra. Nise da Silveira com “Jung – Vida e Obra” realizou trabalho pioneiro. Inúmeras gerações de psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais e estudiosos conheceram um pouco da psicologia analítica e da vida do grande psiquiatra suíço através do livro da Dra Nise.

Com “Jung – O Homem Criativo”, Luiz Paulo Grinberg realiza um trabalho primoroso, original e renovador no âmbito dos textos de introdução e apresentação à psicologia de Jung. Seu livro é muito mais que uma simples introdução aos conceitos da psicologia analítica. Dizendo-se “preocupado com o Jung na prática”, o autor procura tornar os conceitos mais aplicáveis ao nosso dia a dia. De maneira criativa, e com rara sensibilidade busca uma forma do leitor ir se aproximando de Jung. Propõe que nos imaginemos diante de uma obra de arte para poder aos poucos sentir e construir uma perspectiva geral, sem se preocupar em formar um conceito lógico. Só desta forma poderemos participar das emoções e sensações do “ artista “ Jung.
Convidado a registrar suas lembranças, emoções e imagens quando da leitura, o leitor, seja ele um estudante que está começando ou não, tem uma plena interatividade com o texto , que é muito bem ilustrado No final de cada capítulo o autor propõe atividades, na sua quase totalidade vivenciais, que possibilitam a assimilação e integração do conhecimento “na prática” dos conceitos estudados.

*Luiz Paulo Grinberg, é médico psiquiatra pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP) e analista pela Sociedade Brasileira de Psicologia Analíti