fbpx

Histórias da Psicologia no Brasil

historias-da-psicologia-no-brasil-1

Histórias da Psicologia no Brasil

historias-da-psicologia-no-brasil-1Este trabalho apresenta o esforço de um coletivo que construiu uma vertente de pensamento da Psicologia brasileira e, nesse sentido, o pesquisador precisa trabalhar com um tempo policrônico, pois os atores que construíram a história são seres  que habitam diversos territórios e vivenciaram contextos diferenciados. Articular a polifonia dos autores/atores registradas em fontes documentais diferenciadas é um dos maiores desafios para o historiador.

Por meio de uma abordagem social, o autor apresentou a história da Psicologia Analítica no Brasil, considerando especificamente os acontecimentos dos últimos cinquenta anos, tempo esse que coincide com a consolidação desta área de conhecimento como profissão no Brasil.

Com base em entrevistas realizadas com alguns dos pioneiros da Psicologia no Brasil, o autor evidencia a coincidência de difusão das ideias e mostra o quanto os atores desse processo se valeram de princípios jungianos para construir saberes e práticas que respondiam a uma necessidade do tempo e espaço em que eles viveram.

Arnaldo Alves da Motta