fbpx

Aprendendo com os sonhos

aprendendo-com-os-sonhos-1

Aprendendo com os sonhos

aprendendo-com-os-sonhos-1Autor(a): Marion Rauscher Gallbach**

Quando acolhemos e compreendemos nossos sonhos, podemos nos harmonizar com um processo profundo que orienta e sintoniza o caminho de nossas vidas. A psique diurna, consciente, e a psique noturna, inconsciente, apesar de diferentes, se completam para o todo que somos. Por meio dos sonhos estabelecemos uma comunicação com este lado noturno, em geral desconhecido, mas não menos vivo e atuante, que expressa os anseios e os sentimentos mais profundos da alma.

Este livro foi concebido justamente para mostrar que, através de exercícios práticos, o ser humano pode entrar em contato com a multiplicidade de aspectos revelados pelos sonhos. A partir de sua experiência como coordenadora de Grupos de Vivência de Sonhos – GVS -, a psicóloga Marion Rauscher Gallbach descreve como os sonhos se manifestam, sua dimensão simbólica, quais os percursos indicados por Jung para sua elaboração e, principalmente, novas formas de se trabalhar com os sonhos que facilitam a compreensão de seu significado pelo próprio sonhador. A riqueza dos relatos das experiências dos participantes dos Grupos de Vivência de Sonhos ilustra como este trabalho foi significativo para o estabelecimento de um vínculo criativo e transformador com suas vidas.

A obra de Marion abre novas perspectivas para o trabalho com os sonhos, levando em conta sua integração com o corpo e demonstrando que cada pessoa pode aprender a dialogar com os próprios sonhos e chegar, dessa forma, a um maior equilíbrio e crescimento pessoal.
*Marion Rauscher Gallbach é psicóloga, doutora em psicologia clínica pelo Instituto de Psicologia da USP e analista junguiana com formação no Instituto C.G.Jung de Zurique e na SBPA. E-mail: mariongallbach@uol.com.br