fbpx

Terra Brasilis: pré-história e arqueologia da psique

terra-brasilis-pre-historia-e-arqueologia-da-psique-1

Terra Brasilis: pré-história e arqueologia da psique

terra-brasilis-pre-historia-e-arqueologia-da-psique-1Autores: Marcos H. P. Callia, Camilo de Mello Vasconcellos, Denise Pahl Schaan, Denise Maria C. Gomes, Maria C. M. Coutinho Beltrão, Rhoneds A. R. Perez, Luciana Aires Mesquita, Luis Paulo Grinberg, Marcos Ferreira Santos, Mario Eugenio Saiz, Carlos Amadeu B. Byington, Roberto Gambini, Luciana Gandolfo, Magda Pucci

É com imenso respeito que a comissão Moitará, em sua décima nona realização, no estudo dos símbolos da cultura brasileira, focaliza um tema nebuloso e pouco elaborado: as origens e primeiras expressões do Homo sapiens nesta terra, tema este de importância fundamental para a reflexão sobre a identidade nacional.

Terra Brasilis: pré-história e arqueologia da psique vai proporcionar uma dimensão das bases e vertentes ancestrais indígenas antes do encontro com o colonizador europeu, e, paralelamente, aproveitar esse veio para rever um dos pontos principais do pensamento de Jung: a Teoria dos Arquétipos.

Consideramos esse encontro entre arqueologia e psicologia como raro no âmbito mundial no estudo da psicologia analítica, além de privilégio único poder conhecer um pouco desse mundo científico e material da arqueologia e a alma coletiva da psicologia – duas velhas antiguidades.