fbpx

ALERTA | Governo Bolsonaro extingue a Coordenação de Saúde Mental

 

GOVERNO BOLSONARO EXTINGUE A COORDENAÇÃO DE SAÚDE MENTAL.

 

Por meio do Decreto nº 11.098, assinado pelo presidente Bolsonaro, pelo Ministro da Saúde Queiroga e pelo Ministro da Economia Paulo Guedes, no último dia 20 (https://presrepublica.jusbrasil.com.br/legislacao/1550426713/dec reto-11098-22), a “saúde mental” deixa de ter a especificidade que merece na estrutura do Ministério da Saúde.

 

Conforme o Artigo 14, “a Política Nacional de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas e a rede de atenção psicossocial para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas no âmbito do SUS” ficam subordinadas à Secretaria de Atenção Primária à Saúde. O desmonte na saúde das/dos brasileiros parece não ter fim nesse governo. Uma das consequências é não ter verbas específicas para a saúde mental, pois agora depende de outra secretaria.

 

A Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica repudia inteiramente esse tipo de ação e se preocupa muito com o desmanche da saúde em geral e no que diz respeito ao nosso campo de atuação, com o abandono das ações em relação à saúde mental.

 

Lamentamos esse desgoverno que planta o caos quase diariamente.

 

Clique e acesse o link