fbpx

Paulo Freire e Jung

Paulo Freire e Jung: Um Encontro Necessário

24/03 à 14/04 | Gratuito, on-line e ao vivo

Paulo Freire e Jung

SBPA CONVIDA a analista Elisabete Christofoletti e sua equipe para a produção conjunta de um curso que apresenta reflexões e práticas que são frutos de um diálogo possível e necessário entre Paulo Freire e Jung.

 

Segundo Elisabete, esse curso nasce embasado em uma pesquisa que foi realizada no período entre 1989 a 2019, para refletir sobre a relação entre esses dois pensadores contemporâneos.

 

Propomos pensar na educação de Paulo Freire a e Psicologia Analítica de C. G. Jung: o que tem em comum? Onde dialogam?

 

Duas questões permeiam estes encontros: individuação e atitude política.

 

Para discutir a respeito, Elisabete traz em cada aula um convidado diferente, afinal, como Paulo Freire dizia, ninguém aprende sozinho, pois o fazemos na relação; e C. G. Jung sempre nos disse que um processo de análise necessita que ambos os envolvidos sejam transformados. Assim, podemos dizer que nos individuamos na relação, com o outro e consigo mesmo.

investimento-1

Investimento

Gratuito

destina-se-nucleo-1

Destina-se a

Todos os interessados.

localizacao-nucleo-1

Local

On-line.

data-nucleo-1

Data

24/03 à 14/04*

*Curso com quatro encontros, às quartas-feiras (24 e 31 de março, 7 e 14 de abril), das 20h30 às 22h30.

Referências Bibliográficas

  • CHRISTOFOLETTI, Elisabete de Lourdes. O Movimento da Consciência em Educadores de Adultos – 1989 a 2019. Lexington, KY, USA, 2019.m;
  • FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 15 ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1983;
  • JUNG, Carl Gustav. Psicologia y Educacion. Buenos Aires, Paidós, 1974;
  • FREIRE, Paulo. Cambio. Editorial América-Latina, s/d;
  • JUNG, C. G. Os Arquétipos e o Inconsciente Coletivo. vol IX/1. 5 ed. Petrópolis, RJ, Vozes, 2007. (§ 489-524);
  • JUNG, Carl Gustav. Presente e Futuro. vol X, Petrópolis, Vozes, 1991. (§488-504);
  • JUNG, Carl Gustav. A Vida Simbólica.  v XVIII/2, Petrópolis, Vozes, 2000. (§ 1.084-1.106);
  • FREIRE, Paulo. Política e Educação. São Paulo, Cortez, 1993;
  • MARONI, Amnéris. Vestígios-Epifanias e Individuações. SP, Intermeios, 2020.

Programação do curso

Paulo Freire e Jung Aula 1

Apresentaremos Paulo Freire

Convidado: Prof. Dr. Romualdo Dias – UNESP.

Paulo Freire e Jung Aula 2

Paulo Freire e individuação nos Movimentos de Educação Popular e Sociais

Convidado: Prof. Dr. Nilson Santos – Universidade Federal de Rondônia.

Curso Paulo Freire e Jung Aula 3

Paulo Freire e C. G. Jung. Politica e Individuação na Psicologia

Convidada: Amneris Maroni – Psicoterapeuta e Prof. Dra. pela Unicamp.

Curso Paulo Freire e Jung Aula 4

Quando Paulo Freire e Jung se encontram – Processo de individuação

Convidadas: Prof. Dra. Judite de Azevedo do Carmo (Universidade do Estado do Mato Grosso) e Prof. Ana Alves Araujo (Professora de Geografia na rede pública de São Paulo).

Professora e coordenadora

Elisabete Christofoletti

Elisabete Christofoletti

Psicóloga, mestre em educação pela Unicamp, Analista Junguiana-SBPA/IAAP, Associada Presidenta da AGPAA-Associação de Psicologia Analítica na Amazônia, onde mora há 30 anos, fazendo a interlocução entre psicologia, educação, fotografia, com as populações tradicionais, indígenas e seringueiras. Membro do coletivo Madeirista e do MIIS-Museu Imaterial da Imagem e do Som de Rondônia.  Últimas publicações, temos: O Movimentos da Consciência em Educadores de Adultos. 1989 a 2019.; Psicologia Analítica Textual. Psicologia Analítica e História Oral.

Convidados

Prof. Romualdo Dias

Romualdo Dias

Seminarista na Congregação dos Salesianos, desenvolve interesse pelas artes. Graduação em Filosofia e Pedagogia. Participa da Pastoral de Favelas. Atuou no CEBI–Centro de Estudos Bíblicos-ES e junto ao MST. Mestrado em Educação-UNICAMP, atuou no CEPIS-Centro de Educação Popular do SEDES e junto aos Direitos Humanos no Instituto Cajamar sob a presidência de Paulo Freire. Doutor em Filosofia-UNICAMP. Prof. da UNESP, Secretário Municipal de Educação (RC-SP). Livre Docente em Sociologia-UNESP. Desde 1989 estuda Psicanálise.

Prof. Dr. Nilson Santos

Nilson Santos

Prof. Dr. em Geografia Humana-USP, mestre em Filosofia da Educação-PUC-SP, e Prof. na Universidade Federal de Rondônia, onde foi diretor da biblioteca, editor da EDUFRO. Na Amazônia há 30 anos, atua juntos às populações tradicionais de seringueiros e indígenas. Trabalhando com Fotografia , é Membro do coletivo Madeirista, e do MIIS-Museu Imaterial da Imagem e do Som de Rondônia. Últimas publicações: Seringueiros da Amazônia. Sobreviventes da Fartura; Filosofia para Crianças. Investigação e Democracia na Escola. Alinhavos em Ciências Humanas. (org.).

Prof. Ana Alves Araujo

Ana Alves Araujo

Professora de Geografia na rede Pública de São Paulo. Fez sua graduação em Geografia na Unesp, onde iniciou o mestrado na mesma área. Ainda na adolescência atuou como monitora em um Programa de Educação de Adultos no Estado de São Paulo.

Prof. Dra. Judite Azevedo

Judite de Azevedo do Carmo

Profa. Dra. na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), atua na Licenciatura em Geografia e no Programa de Pós-Graduação em Geografia. Sindicalizada na Associação dos Docentes da UNEMAT (ADUNEMAT). Desenvolve pesquisa/orientação em Geografia Urbana com temas relacionados à segregação socioespacial e à relação campo e cidade. Coord. projeto vinculado ao PIBID. Na pesquisa tem se dedicado ao Projeto Gaia-Rede de coop. para a sustentabilidade e ao Projeto Terra Limpa–Sistema de compras coletivas de produtos agroecológicos, uma tentativa de sobrevivência na selva amazônica.

Amneris Maroni

Amneris Maroni

Psicoterapeuta, Profa. Dra do Departamento de Antropologia da Unicamp. Ao Longo dos anos, mantém-se inquieta e atenta aos movimentos individuais e coletivos, nos caminhos da individuação. Entre suas publicações, encontramos Vestígios, Epifanias e Individuações; Fotografando o Invisível. Ensaios de Psicanálise e Literatura; Jung, o Poeta da Alma.

Inscreva-se já pelo Sympla

 

On-line.

 

Início: 24/03/2021
Término: 14/04/2021

Apoio:

Logo AGPAA

Dúvidas?

Preencha o formulário abaixo.