NUPARQ – Núcleo de Psicologia Arquetípica

NUPARQ – Núcleo de Psicologia Arquetípica

nuparq núcleo de psicologia arquetípica

O Núcleo de Psicologia Arquetípica é um espaço de estudos e reflexões que busca aprofundar e sistematizar conhecimentos na perspectiva arquetípica, ampliando um saber e uma prática junguiana que contempla o politeísmo e a multiplicidade das ideias.

 

No 1º. Semestre de 2020 o núcleo vai dar início aos estudos do livro O Mito da Análise – três ensaios de psicologia arquetípica.de James Hillman; tradução de Norma Telles. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984.

 

Hillman inicia o livro com uma citação do poeta John Keats: “Chame o mundo, lhe peço, “O vale de fazer alma”. Então descobrirá para que serve o mundo”.

 

Assim, a apresentação da sua inspiração e da temática deste livro já é feita. Em três grandes ensaios, Hillman investiga os caminhos da psicologia e da psicoterapia, clareando nossas ideias ao longo da história e sugere uma readequação dos nossos olhares e da nossa prática profissional.

 

Três Ensaios

Parte I – Sobre a Criatividade Psicológica

As reflexões são sobre qual mito permeia ou dá paternidade ao trabalho psicológico. Apresenta uma base arquetípica para as noções de criatividade e sugere que o mito de Eros e Psique é mais abrangente para explicar o que ocorre numa relação psicológica, assim como esse mito abre novas possibilidades.

Parte II – Sobre a Linguagem Psicológica

Em busca de uma fala da alma, Hillman revê a história da psicologia e das suas práticas, com reflexões comentadas sobre as suas imagens de origem e apresenta uma psicopatologia reimaginada – rumo a um ego imaginal.

Parte III – Sobre a Feminilidade Psicológica

A questão da inferioridade feminina mantida pela tradição ocidental e por uma consciência apolínea e misógina é apresentada e debatida. Quando este ensaio foi escrito, em 1969, o movimento feminista estava penetrando a consciência coletiva e este trabalho logo se tornou importante por demonstrar os preconceitos da psiquiatria contra as mulheres e dos estudiosos dos clássicos contra Dioniso.

investimento-1

Investimento

R$776

destina-se-nucleo-1

Destina-se à

Todos os interessados.

localizacao-nucleo-1

Local

Sede da SBPA.

data-nucleo-1

Data*

A Partir de 06/03.

*Encontros quinzenais – Às sextas-feiras, das 11h30 às 13:00h

Isabel F R Labriola

Coordenação

Isabel F. R. Labriola.

user

Coordenação

Léa B. F. Amato.

Datas dos Encontros
Março06 e 20
Abril03 e 17
Maio08 e 22
Junho05 e 26

Inscrição e Local

Enviar currículo resumido e carta de intenções até 28 de fevereiro de 2020 para luciana@sbpa.org.br.

 

Sede da SBPA.

 

Início: 06/03/2020
Término: 26/06/2020

Ligue agora: (11) 2501-4859