Fique em casa

Fique em casa

fique em casa

A Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica (SBPA) e a Associação Junguiana do Brasil (AJB), entidades que congregam analistas junguianos reconhecidos pela International Association for Analytical Psychology (IAAP), de Zurique (Suíça), posicionam-se em face dos cuidados exigidos para o combate à pandemia de coronavírus que se espalha por todo o mundo.

Somos todos afetados por esta ameaça que está alterando nosso cotidiano, criando restrições à vida familiar, social e profissional, e prestes a colapsar nossa capacidade de atendimento médico aos acometidos pela COVID-19.

Desejamos expressar nossa solidariedade ao grande contingente de profissionais da área da saúde que se encontra na linha de frente desse embate, colocando em risco sua própria saúde física e psíquica. Temos procurado fazer a nossa parte, oferecendo alternativas de continuidade do atendimento psicológico a nossos pacientes, diante da inconveniência do contato presencial. Além disso, vários de nossos institutos afiliados têm oferecido escuta e apoio psicológico a diferentes segmentos da população para lidar com as angústias do momento.

Na condição de entidades representativas de um grande número de psicólogos e analistas, acolhemos e apoiamos as decisões da Organização Mundial da Saúde (OMS), do Ministério da Saúde do Brasil e da Sociedade Brasileira de Infectologia, ao prescreverem o isolamento horizontal de nossa população, a fim de retardar a disseminação do vírus, contribuindo assim para reduzir o potencial impacto calamitoso sobre o Sistema de Saúde de nosso país. Muitas vidas poderão ser salvas se assim procedermos.

Reconhecemos a competência e a legitimidade dessas instituições para dar a mais adequada orientação à população, ao mesmo tempo em que rechaçamos as manifestações inconsequentes que minimizam o risco dessa pandemia e que recomendam contrariar os estudos e as recomendações produzidas por profissionais com notório reconhecimento da comunidade científica mundial.

Ao esforço de contenção da disseminação do coronavírus, e pensando no bem dos cidadãos brasileiros, agregamos nosso próprio apelo: FIQUEM EM CASA!

Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica(11) 94269-5200
Associação Junguiana do Brasil