Nota de repúdio ao Governo Federal

Nota de repúdio ao Governo Federal

comunicado site

A Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica (SBPA) e a Associação Junguiana do Brasil (AJB) vêm se posicionar diante de um novo e lamentável episódio protagonizado pelo atual Governo Federal.

Em 19 de fevereiro deste ano o atual ministro do Gabinete de Segurança Institucional, general Augusto Heleno, fez um pronunciamento em que ataca o Parlamento, tratando o Congresso Nacional como chantagista e corrupto. Imediatamente depois desse ocorrido começaram a ser compostos movimentos convocando uma manifestação a favor do presidente — inclusive se utilizando de imagens de generais que compõem seu governo — e contra o Congresso. Um ato de repúdio a um dos pilares da nossa democracia, um dos três Poderes da República, o Poder Legislativo.

Já vimos isso antes. Em maio de 2019 o próprio presidente da república lança uma convocação contra os Poderes Judiciário e Legislativo, se dizendo vítima daqueles. Apenas cinco meses após sua posse.

Dessa vez, seis dias após a fala de Augusto Heleno, o próprio presidente (ele assumiu publicamente que o fez) espalha pelo Whatsapp dois videos em que incita a população a apoiá-lo numa manifestação contra o Congresso e o STF.

A tentativa de enfraquecimento das instituições que integram nossa democracia preocupa essas comunidades que vos falam. Somos profissionais ocupados com a saúde mental, o que significa que cuidamos de cada um e de toda a sociedade em que nos encontramos. Acreditamos que muitas mudanças se fazem necessárias para que nos tornemos uma nação igualitária, mas que essas mudanças devem, obrigatoriamente, ser impetradas com base na Constituição, com base na democracia. Só assim o crescimento poderá banhar todos e todas.

As manifestações de indignação se multiplicam, mas são ainda insuficientes para barrar a escalada de gestos inconstitucionais por parte do Governo Federal. Cabe a todos e cada um somar na direção de um posicionamento e organização que potencializem um “basta!” definitivo a essa irresponsabilidade cívica.

Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica
Associação Junguiana do Brasil