fbpx

As cores e sua interpretação

As cores e sua interpretação

as-cores-s-sua-interpretacao-1A analista junguiana Ruth Ammann esteve no Brasil e conduziu workshops

“As cores e sua interpretação nas pinturas” foi o tema de dois workshops liderados por Ruth Ammann, analista junguiana suíça. Os encontros foram realizados em conjunto pela Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica (SBPA-SP), o Instituto Brasileiro de Terapia de Sandplay (ibt sandplay) e o Instituto Junguiano de São Paulo (IJUSP) entre os dias 17 e 19 de outubro de 2014 e entre 24 e 26 do mesmo mês, na sede da SBPA-SP.

Autora de A Terapia do Jogo de Areia (ed. Paulus), Ammann trabalhou com grupos pequenos de analistas junguianos, estudantes de psicologia analítica e outros profissionais, com o objetivo de enriquecer o trabalho com as cores na clínica psicológica. De acordo com Sylvia M. Portella, membro analista da SBPA e diretora do ibtsandplay, a meta foi cumprida, pois a vivência propiciou novo olhar para as cores: “Passamos a ressignificar as cores como forma de expressão, de energia, de sentimentos. Gostei muito!”, declarou.

Edna Levy, membro analista do IJUSP e representante do ibtsandplay, faz eco à colega: “Adorei  ter participado! Foi  uma experiência muito mobilizadora. Certamente minha percepção está mais aguçada”. Edna já utiliza a pintura com seus pacientes há muito tempo. Mesmo assim, sentiu que as cores, o movimento e o relaxamento possibilitaram conexão produtiva e profunda com o mundo interno.

Graduada em letras, Rebeka Simão logo se formará em psicologia e pretende aliar arte à psicologia analítica. Segundo ela, o ponto alto do workshop foi propiciar o desenvolvimento de um olhar mais atento para as cores geradoras de significados. “Além disso, foi um mergulho nas águas profundas de nossos anseios e desejos, com momentos de intensa reflexão. Se fosse resumir a experiência em uma só palavra, diria: ‘gratificante’”, afirmou.

as-cores-e-sua-interpretacao-2

as-cores-e-sua-interpretacao-3

Ruth Ammann (em pé ao fundo) com as participantes do 1º. Workshop: ” As cores e sua interpretação nas pinturas”, na SBPA-SP.