Psicologia Analítica textual

Psicologia Analítica textual

psicologia-analitica-textual-1Esta monografia tem como objetivo apresentar um método experimental de trabalho clínico que denominei de Psicologia Analítica Textual. O trabalho baseia-se na junção da Psicologia Analítica com a História Oral e foi realizado de forma experimental a partir de 1998. O método proposto consiste basicamente na construção conjunta entre analista e analisando de uma narrativa escrita que será retrabalhada continuamente dentro do setting analítico.

Faça o download da monografia completa clicando aqui.

Inicialmente são gravadas uma série de sessões que componham uma unidade que serão transcritas e transcriadas de forma a incorporar a voz do analista, mantendo-se o ritmo da fala. Esta narrativa textualizada retorna então ao analisando que em sessão irá lê-lo, respeitando o ritmo dado na narrativa inicial. Tanto analisando quanto analista podem intervir na leitura a qualquer momento. Esta etapa novamente é gravada, e todo o processo se repete tantas vezes quantas forem necessárias.

De forma protegida e segura, o espaço da análise permite ao analisando a experiência narrativa de sua própria história, facilitando a identificação de mitos pessoais à medida que se realiza este processo de contar e recontar para si mesmo sua narrativa. Ao ficar com as imagens, num processo de releitura de si mesmo, potencializa as chances de reconhecer um de seus mitos e que este pode ser lido como um arranjo significativo de sua existência, considerando que ali há a representação criativa de um personagem com múltiplas possibilidades de desenvolvimento e realização.

A proposta envolve metalinguagem, mito, literatura, alma, em um processo narrativo que, quando textualizada, facilita o ganho de consciência. Como num processo de filtragens sucessivas, avançamos até chegarmos a um produto que seja satisfatório para o analisando, onde sua alma possa senti-se contemplada.

Palavras Chaves

Psicologia Analítica, C. G. Jung, Psicologia Analítica Textual, História Oral.