fbpx

Maternidade e profissão

maternidade-e-profissao-1

Maternidade e profissão

maternidade-e-profissao-1Maternidade e Profissão – oportunidades de desenvolvimento

A associação Maternidade e Profissão é um tema envolvente com o qual  estamos em contato freqüente nos dias atuais. Se nos debruçarmos um pouco sobre ele veremos que não se trata apenas da forma como a mulher consegue, com mais ou menos sucesso, administrar a sua vida de mãe e de profissional. Há muito mais questões que brotam daí: Como a mulher está
vivendo este ajuste? Que repercussões isto tem em sua vida pessoal e de relação? Estará ela usufruindo dessa associação ou somente tomando para si responsabilidades que a sobrecarregam? Como ela escolhe viver esses dois aspectos tão fundamentais?

Neste final de século muitas coisas estão sendo revistas e rediscutidas, e os padrões que ditavam os comportamentos, e valores passaram a ser questionados sem que ainda tenhamos modelos para o que sentimos como novo. É nesse “meio do caminho”, em pleno movimento de transição, que se faz mais urgente refletir sobre o que se passa conosco para que possamos
construir novos referenciais.

Do ponto de vista psicológico, se tomarmos o mundo das profissões simbolicamente como uma polaridade masculina, pelo que ele representa de assertividade, busca de realização, objetividade, competitividade, e a maternidade como polaridade feminina naquilo que ela traz de acolhimento, de continência, de ênfase na relação, podemos dar-nos conta de que  vivemos neste momento a conjugação de duas polaridades. Isto significa que temos em nossas mãos uma oportunidade ímpar de integração de duas dimensões, integração esta que certamente leva a um desenvolvimento, a um crescimento.

É preciso, portanto, torná-Ia  consciente e efetiva no nosso cotidiano para que se dê um salto qualitativo, para que esta oportunidade, uma vez reconhecida, se faça verdadeiramente transformadora. É a respeito desse encontro entre os dois pólos, Maternidade e Profissão, e da promessa de “casamento” aí contida, que este livro busca refletir.

Sylvia Mello Silva Baptista