fbpx

Laços Amorosos – Terapia de casal e psicodrama

lacos-amorosos-terapia-de-casal-e-psicodrama-1

Laços Amorosos – Terapia de casal e psicodrama

lacos-amorosos-terapia-de-casal-e-psicodrama-1O casamento, com os novos problemas gerados pelas mudanças sociais, é o objeto de estudo deste trabalho, que reúne artigos de profissionais dos principais movimentos de terapia familiar no Brasil.

Sua originalidade está na exposição do uso do psicodrama nas terapias conjugais e familiares, ampliando o leque de possibilidades de tratamento.

Na primeira parte do livro estão os artigos que tratam dos aspectos teóricos do psicodrama e que revelam  Moreno como pioneiro na área de terapias para famílias.

O eixo da segunda parte repousa sobre as questões que dizem respeito aos laços amorosos de modo geral: relações de poder, separações, envelhecimento, violência e casais do mesmo sexo, entre outras.

O principal encanto deste livro é o de recolher experiências variadas, pois foi feito com a convicção de que  olhares diversos constituem uma fonte fecunda para a aproximação de uma realidade tão complexa quanto a vida a dois no mundo atual.

“Este livro atinge muitos objetivos. Oferece a todos as correntes de terapia familiar em útil questionamento dos vínculos amorosos contemporâneos. Resgata definitivamente o pioneirismo de J. L. Moreno no campo. Marca uma forma de trabalho que se diferencia de outras tendências de terapia de família (sistêmica, estruturalista, psicanalítica e outras). Assinala a evidência da presença feminina na área: todas as autoras são mulheres. Coroa o esforço de Maria Amalia Faller Vitale, organizadora e co-autora, uma das pioneiras da terapia familiar psicodramática em nosso meio, em oferecer uma obra que congrega renomados especialistas de diferentes regiões do país e do exterior”.

Organizadora
Maria Amalia Faler Vitale

– Elisa López Barberá – Gilda Castanho Franco Montoro – Julia Maria Casulari Motta – Laurice Levy – Lucia Ferrara – Maria Cecilia V. D. Bptista – Maria Regina Castanho França – Maria Rita D´Angelo Seixas – Marta Echenique – vanda Lucia Di Yorio Benedito