fbpx

Adolescência

adolescencia-1

Adolescência

adolescencia-1Adolescência e Escolha – Patrícia Gimenez psicóloga e mestre em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo, enriquece-nos com esta obra que prima pela seriedade e originalidade. Partindo de uma experiência em Orientação Profissional (OP) segundo a abordagem clínica  elaborada por Rodolfo Bohoslavsky, que propõe um atendimento breve e focado no  processo de escolha, Patrícia sistematiza um enquadre baseado na teoria e na prática  clínica junguiana. Este trabalho representa um salto notável, pois até então os trabalhos em OP com enfoque junguiano costumavam basear-se nos tipos psicológicos  descritos por Jung. A abordagem clínica junguiana evidencia-se na atenção dedicada aos sonhos e no trabalho com sandplay, técnica desenvolvida por Dora Kalff e descrita e utilizada de forma muito bela por Patrícia.

O sandplay funciona como um elemento facilitador no processo de conscientização das imagens inconscientes favorecendo  uma maior elaboração do mundo da fantasia, por meio do brincar. Patrícia relata sua  experiência no atendimento de adolescentes em um processo que pode ser vivido como um ritual de iniciação e permite que o adolescente realize uma escolha profissional mais autêntica e genuína.

É um prazer compartilhar toda essa experiência, que tem também um grande valor didático, pois elucida e amplia o modelo de atendimento clínico a partir de uma abordagem junguiana,contribuindo para o processo de diferenciação e de busca de identidade do adolescente.