fbpx

A família em foco

a-familia-em-foco-1

A família em foco

a-familia-em-foco-1Nas telas, do cinema e da TV, imagens surgem e nos revelam, sendo, portanto necessário explorá-las para compreender um sentido mais amplo da cultura da cultura e sua relação com a psique.

Consideramos a análise de filmes  muito apropriada para compreendermos essas relações de tempo e espaço, assim como as ansiedades que emergem. Quando nos permitimos ser guiados por uma história, realizamos a nossa leitura e nossa proposta neste livro é mostrar uma leitura, interpretar personagens e símbolos sem categorizá-los.

Na verdade, este livro não é sobre cinema, nem sobre a família, e sim sobre películas com a temática “família”, que tem sua importância e leitura peculiar de cada autor.

Toda leitura tem a sua invisibilidade que nos convida a penetrar na tridimensionalidade da imagem e a ela nos vincular.

Marfiza T. Ramalho Reis – Psicóloga formada pela PUC-SP; mestre em Psicologia Clinica pela PUC-Rio; Rio; membro analista fundadora da SBPA-RJ; membro da International Association for Analytical Psycology (IAP); especialista em psicoterapia de casais e famílias e famílias, membro da ATF-RJ e da ABRATEF.

Maria Elci Spaccaquerche – Psicóloga especialista nas áreas de Educação e Clínica pelo Conselho Federal de Psicologia; especialista em Orientação Profissional e de Carreira; mestre em Psicologia Social pela PUC-SP; terapeuta junguiana. Desde 1983, coordena a Coleção Amor e Psique, da Paulus Editora.