fbpx

Nietzsche e a Grande Saúde

Junho: Nietzsche e a Grande Saúde: um outro olhar sobre Nise da Silveira

ESGOTADO

 

17 de junho, segunda, das 20h30 às 22h30

 

Prata da Casa

Neste encontro, o analista junguiano Marcos Fleury, procurando chamar a atenção para nossa necessidade de idolatria, proporá considerarmos Nise da Silveira sob a perspectiva do conceito de “grande saúde”, do filósofo Nietzsche.

 

 

Palestrante

Marcos Fleury de Oliveira é psicólogo clínico e membro analista da SBPA/IAAP.  É mestre em Ciências da Religião pela PUC-SP. Organizou o evento temático sobre símbolos da alma brasileira, o Moitará, realizado pela SBPA. Foi diretor de workshops intitulados “Incubação de Sonhos”, sob o tema “Dia de Muertos”, no México, com a participação de curandeiros tradicionais. É organizador dos livros Terra Brasilis – Pré-história e Arqueologia da Psique, Machado de Assis – O bruxo do Cosme Velho e Reflexões sobre Morte no Brasil.

 

Nos últimos anos, Fleury tem-se dedicado a pensar a vida de Nise da Silveira por ângulos diferentes dos habituais, de modo a tentar desmontar a “totemização” da imagem de Nise. Nietzsche não foi um mestre querido para Nise, mas, se apurarmos nossos ouvidos para o conceito de “grande saúde” talvez possamos perceber  esta pioneira da psicologia analítica no Brasil de maneiras diferentes e interessantes. Além disso, o martelo de Nietzsche é útil para nos desfazermos de ídolos e idolatrias.

 

Local

R. Dr. Fláquer, 63, Paraíso, São Paulo.

 

Encontro gratuito. Reserve sua participação: inscricao@sbpa.org.br

 

Prata da Casa é uma iniciativa da diretoria de biblioteca da SBPA, que coloca um autor membro da SBPA em contato com o público interessado pela literatura de psicologia analítica. Os encontros são gratuitos e os interessados devem inscrever-se antecipadamente, a fim de que possamos bem recebê-los e garantir a participação.

 

 ESGOTADO